quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Janelas

Da janela do meu quarto vejo várias outras janelas.
Tem janela de família grande, janela de família pequena, janela de casa com criança, janela com gente que dança esquisito...

Da minha janela, olhando bem pra esquerda tem um prédio muito bonito... dali vejo as janelas de fundos dos apartamentos... Acho que são as janelas dos quartos. A primeira delas é um quarto de criança... já vi a janela aberta algumas vezes, a decoração é fofa, os pais devem ter feito com muito carinho... Nunca vi a criança, mas reparei naquele quarto já tem quase um ano... Ela já deve estar grandinha! Fico pensando que escolhas ela fará nesta vida, se ela recebe atenção na medida certa pra não ser nem largada nem mimada...

A janela que fica em cima desta eu acredito ser um escritório... está sempre com a cortina fechada... a cortina é de pano claro, então consigo ver apenas as sombras... a luz é sempre fraca. Não deve ser uma casa com crianças... Imagino que seja um casal mais velho cujos filhos já não moram mais lá. Um senhor culto deve habitar aquele cômodo... Pra mim deve ser um homem interessante e viajado... cheio de histórias bacanas pra contar.

Uns dois prédios depois deste, no primeiro andar, mora um adolescente muito engraçado... Ele deve ter uns 15 anos... Vira e mexe (como eu me divirto com esta expressão) vejo ele dançando loucamente, sozinho, no quarto... Não sei se ele comemora alguma coisa, se está extravasado algum tipo de alegria ou raiva, se ensaia alguma performance para o seu final de semana... Sei que ele agita os braços de forma frenética e não muito coordenados com o restante do corpo... Se ao menos pudesse ouvir que músicas ele dança... Encontrei uma vez o menino numa farmácia aqui perto... ri sozinha!

Uma determinada varanda me é muito útil... o cara, como todo carioca, não conhece outro canal alem da Globo, desta forma posso assistir outro programa e dar uma conferida pela TV dele se a minha novela já recomeçou.

Mas eu gosto mesmo das janelas que eu não sei quem fecha e quem abre. Nessas janelas crio meus personagens, viajo nas minhas histórias.

Um dos meus personagens preferidos ocupa uma janela no prédio bem em frente ao meu quarto. Não consigo tirar muita coisa da janela que vejo... Não sei se é um quarto, um escritório... O ambiente é muito escuro e sempre vejo o mesmo homem encostado na janela e fumando. Imagino que ele tenha uns 30 anos (com margem de erro de 3 anos para mais ou para menos), na maioria das vezes ele está de camisa social – percebo uma leve preferência por tons azulados -, e nos finais de semana camisas básicas. No prédio que ele mora os apartamentos são grandes e eu sempre o vejo sozinho... No ato dele fumar percebo uma inquietação. Sempre me pergunto o que será que o aflige tanto... problemas no casamento? Será a mulher dele mais uma das dondocas típicas do bairro? Ele pode estar doente ou sofrendo de amor. Pode ser também problemas no trabalho... Será ele mais um deste jovens executivos que vivem em função do trabalho e fuma refletindo na vida que ele vê passando pela janela?

Eu não fumo, mas vejo a vida passando da minha janela...

Nenhum comentário: