domingo, 13 de maio de 2007

Gerações


Não sou uma pessoa apegada a marcos temporais formais... fazer 15 anos não significou nada pra mim, 18 não foi nada além de tirar a carteira de motorista e os 21 não me assustam em nada. Minhas passagens temporais são marcadas por outro tipo de situação. Como foi meu intercâmbio, meu primeiro estágio, ainda no primeiro período da faculdade... como foi o último domingo.
Quando fiz 20 anos todos comentavam que havia deixado de ser “teen”, eu mesma vivia brincando com isso... mas foi no último final de semana que vi que já havia passado este bastão sem nem ao menos ter percebido.
Foi num lanche em comemoração aos 26 anos do meu primo. Estávamos todos sentado conversando como de costume. Estavam lá as mesmas pessoas de sempre. De repente parei pra me dar conta a quantidade de crianças que tinha na casa. Filhos dos primos mais velhos lá estavam elas, fazendo exatamente o que eu fazia tão pouco tempo atrás. Corriam, subiam e desciam aquelas escadas que até ontem eu escalava como se fossem montanhas. As trincheiras escondidas nos sofás da sala abrigavam novos soldados e eles não pareciam saber que ate pouquíssimo tempo atrás havia outros combatentes ali.
Não sei como cada um percebe que uma determinada fase acabou, mas eu sei que foi naquele domingo que a minha ficha caiu. Não somos mais as crianças da família. Da minha geração muitos já estão até formados... nossos papos são sobre trabalho, concursos, formaturas. Qualquer coisa fora disso é saudosismo. Lembra daquele dia...
Ainda não me sinto adulta mas definitivamente encarei que não sou mais criança.
E foi estranho.
Àquela noite queria pedir dengo pra minha mãe mas achei que não cabia mais... bobeira a minha, tem coisas que independem da idade =)

Nenhum comentário: