sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Impressionando a “Tia”

Tem dois dias que minha prima, então na quarta série primária (que não faço idéia de como se chama hoje), me ligou perguntando se eu podia imprimir um trabalho da escola pra ela por que a impressora da casa dela tinha pifado. Obviamente eu disse que sim, pedi que ela me mandasse o arquivo por e-mail e que em 10 minutos já podia ir lá em casa buscar.
.
Quando abri o arquivo quase morri. O trabalho, que era sobre as 5 regiões do Brasil, estava todo escrito em Comic Sans, alinhado à esquerda, sem espaçamento de linha, sem bibliografia, cada título de uma cor diferente, sem numeração de página, sem capa... Na mesma hora liguei pra ela e falei que ao invés de me ligar e eu descer com o trabalho pra ela eu ia querer que ela subisse pra eu mostrar umas coisinhas.
.
Sentei com ela do meu lado e fui mostrando item a item por que o trabalho dela, mesmo tendo um conteúdo bom, não impressionaria a professora. Fizemos uma capa linda, pusemos o texto em verdana, justificamos o texto. O trabalho ganhou outra cara. Ela ficou me achando a pessoa mais inteligente do mundo e ganhou uma nota alta com direito a um comentário da “Tia” sobre a organização do trabalho.
.
Ontem, já passavam das 22h quando essa mesma prima me ligou. Novamente sua impressora tinha dado problema e ela queria que eu imprimisse um trabalho pra ela. Dessa vez sobre a Amazônia. Abri o arquivo receosa, com medo do que encontraria ali. Porém, pra minha surpresa o trabalho estava uma gracinha... ela só havia esquecido a numeração das páginas.
.
Quando ela passou lá em casa pra buscar o trabalho dei os parabéns a ela. Sabe o que ela me disse? Que depois daquele dia tinha anotado num caderninho as coisas que eu disse pra ela e que desde então sempre os professores comentavam sobre a apresentação dos trabalhos dela.
É ou não é muito bonitinho? Imagino ela depois de fazer os trabalhinhos pegando uma listinha e ir passando:
.
...-Fontes? OK
...-Parágrafos? OK
...-Alinhamento? Ih! Esqueci!

Nenhum comentário: