quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Carta 2 - 1997 - 11 anos

Rio de Janeiro, 1 de fevereiro de 1997.

Bom, tem um bom tempo desde que nos falamos pela última vez. Como você viu a alfabetização foi um sucesso, os óculos não atrapalharam sua popularidade infantil e seus primos continuam morando longe.
Este ano começa o ginásio! É normal estar come medo da 5ª série. Sai de cena aquela professora super maternal e entra o esquema de um professor pra cada matéria... sai ciências e entra biologia, sai estudos sociais e entra geografia... Mas permita-me dizer que tirando natação, que mais uma vez vai ser a nota mais baixa do seu boletim, você não tem com o que se preocupar no quesito acadêmico.
E, como todos que fazem parte deste recanto irlandês disfarçado de escola, a 5ª série quer dizer apenas uma coisa: acampamento! Tem tantos anos que você sonha com este fim de semana de acampamento que nem dá pra acreditar que ele está tão próximo. Escolher as companheiras de cabana, as roupas, fazer fogueira... Olha, a expectativa foi valida porque, falando aqui do futuro eu te digo, até hoje, quando a turma se encontra, este é um dos assuntos mais frequentes
Ainda na escola vai rolar um grande racha entre as meninas da 5ªA e as da 5ªB. Elas, muito maduras, preferirão passar os recreios dançando Spice Girls, já vocês, ainda mais infantis, dançando Chiquititas. A verdade é que você queria poder dançar as duas coisas, mas se é pra tomar um lado, que seja o das suas amigas. A briga vai tomar proporções tão grandes que as duas turmas se apresentarão no teatro da escola para uma votação popular. Mas não precisa arregalar esses olhos não, vocês vão levar a melhor...
E se é para falar sobre dança... No Ballet as coisas vão estar cada vez melhores. Mais uma vez você será convidada para participar de coreografia nas outras turmas e eu te conto mais uma coisinha se você prometer não surtar. Promete? Então, quase nas vésperas da estréia do show você e mais algumas meninas serão convidadas para fazer a abertura do espetáculo. Sensacional, né? Até que para uma gordinha, de óculos e aparelho nos dentes você está se saindo bem.
Você hoje pode achar que o ballet é apenas mais uma atividade extra curricular, mas dentro de alguns anos você vai perceber o quanto ele está te ensinando. Sem que você perceba, ele está te mostrando como ser uma competidora leal, a não deixar que limitações físicas te digam até onde você pode ir e, mais sério ainda, está te ensinando quão nojento pode ser o nepotismo. Tudo isso vestindo collant e sapatilhas... quem diria!
O fim do ano se aproxima e com ele uma decisão difícil. Será que chegou a hora de mudar de escola? Nossa, você está tão confusa! Não consegue imaginar a vida longe deste paraíso que você chama de escola, mas o horário estendido dificulta que você possa se dedicar mais as suas outras atividades.
E olha, já te digo uma coisa, nem adianta tentar se sabotar na prova pra escola nova... em 1998 os 10 anos passados neste pedacinho da Irlanda perdido no meio do Rio de Janeiro virarão lembranças. E das mais doces que você vai ter. Presente de despedida? Claro que vai ter, as professoras de artes e de Educação física te chamarão para ajudar a montar a festa de fim de ano da escola... você e uma menina do grupo das Spice Girls...
Olha, com você prestes a entrar na adolescência tem muita mudança acontecendo, então eu prometo não demorar a escrever de novo.
Até,
Eu.

4 comentários:

Unknown disse...

meu, ballet deve ser traumatico, de qualquer forma...

maria disse...

cada vez melhor.

diz pro felipe aí que ballet não é traumático... é o máximo (pena que eu nasci grande demais e com o pé errado para ele).

Jongleuse disse...

Traumática foi a guerra entre as Wanna be Spice Girls e as Wanna be Chiquititas...
O ballet era e sempre vai ser uma delícia!
E Felipe, se não acredita em mim, acredita na maria... Ela sabe das coisas ;-)

Isadora disse...

eu era 100% chiquititas!!!

adorei o Blog!
to te esperando aqui para mais uma coreografia revolucionaria nas nights novaiorquinas!

um beijao!