segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Feedbacks

1ª Parte – O Feedback da empresa

.

Prólogo: A empresa onde trabalho é cheia de formalidades. Uma úteis, outras nem tanto... Esta sexta feira eu me reuni com os gerentes com quem mais trabalhei durante o ano para receber minha avaliação de desempenho e para montar meu plano de ação para o próximo ano.

.

Gerente – Vamos começar pelos pontos fortes? Este ano você performou muito bem nos quesitos XYZ... não ficamos muito feliz com ABC e achamos que você esta pronta pra blá, blá, blá...

Eu – Poxa, que bom! Fico feliz em ouvir tudo isso...

Gerente – Agora, quanto aos pontos a desenvolver achamos que a sua principal questãi é a ansiedade.

.

A explicação que se seguiu a isto foi um pouco traumática, fui praticamente chamada de cavaleira do apocalipse. Como faz tempo que aprendi que feedback não se comenta, fiquei quietinha, ouvi tudo e agradeci no final. Fiquei remoendo o assunto o resto da tarde.

.

2ª Parte – O Feedback da amiga

.

Eu – Estou zen!

Amiga – Por que?

Eu – Porque agora eu sou uma nova Eu. Agora eu vou viver no Zeca Pagodinho Way of Life... Deixo a vida me levar!

Amiga – O que ta pegando?

Eu – Acabei de receber meu feedback e descobri que devo ter umas 3 ulceras de tão ansiosa que eu sou. Quer dizer, que eu era. E então, deste momento em diante sou uma pessoa relax...

Amiga – Mas você não precisa levar um feedback tão ao pé da letra. Você pode ter parecido ser ansiosa no trabalho porque este foi um ano difícil...

Eu – Mas meu irmão falou esta semana que eu estou a um passo de virar minha avó!

Amiga – Seu irmão é exagerado...

Eu – Ah, escrevi o e-mail que te disse que escreveria, mas ainda não mandei.

Amiga – Oba! Manda, manda! To louca pra ler.

Eu – Ainda não, acho que só vou mandar na segunda.

Amiga – Por que?

Eu – Não sei, quero reescrever algumas partes... E acho também que mandar logo antes do fim de semana vai parecer que eu to desesperada... Lembre-se agora eu sou zen.

Amiga – E-mail não é jornal pra ser editado. Se escreveu, manda. O que te faz ansiosa é planejar mandar e segurar um email até o dia que você julga ser melhor para que você não pareça ser uma coisa que você não quer ser, ficar e guardando até o dia "adequado".

.

Epílogo: A julgar pela quantidade de e-mails que eu guardo até a data adequada e que fico editando e reeditando, eu realmente devo ser uma pessoa ansiosa. Ta vendo, se meus chefes desses exemplos claros como estes para meus “pontos a desenvolver” talvez meu feedback fosse bem mais eficaz.

3 comentários:

Milene Mondek disse...

Parabéns, muito om o texto.
Mas os chefes são assim mesmo, nada melhor que os amigos para nos dar um verdadeiro fedback.

Hoje, eles me conhecem melhor que meus pais, e minhas vezes que mim mesma!

Beijos

Isadora disse...

Ah, Mille! Ansiedade é um estilo de vida... acho que as verdadeiras mudanças são feitas sempre por causa da ansieade... ninguém inventa nada, num belo dia tranquilão, sentado no sofá e assistindo TV... hehehe, pelo menos é assim que eu prefiro pensar...

Surfista disse...

Feedback é fogo. Eu também sofro de uma ansiedade compulsiva.