1ª Parte – O Feedback da empresa
.
Prólogo: A empresa onde trabalho é cheia de formalidades. Uma úteis, outras nem tanto... Esta sexta feira eu me reuni com os gerentes com quem mais trabalhei durante o ano para receber minha avaliação de desempenho e para montar meu plano de ação para o próximo ano.
.
Gerente – Vamos começar pelos pontos fortes? Este ano você performou muito bem nos quesitos XYZ... não ficamos muito feliz com ABC e achamos que você esta pronta pra blá, blá, blá...
Eu – Poxa, que bom! Fico feliz em ouvir tudo isso...
Gerente – Agora, quanto aos pontos a desenvolver achamos que a sua principal questãi é a ansiedade.
.
A explicação que se seguiu a isto foi um pouco traumática, fui praticamente chamada de cavaleira do apocalipse. Como faz tempo que aprendi que feedback não se comenta, fiquei quietinha, ouvi tudo e agradeci no final. Fiquei remoendo o assunto o resto da tarde.
.
2ª Parte – O Feedback da amiga
.
Eu – Estou zen!
Amiga – Por que?
Eu – Porque agora eu sou uma nova Eu. Agora eu vou viver no Zeca Pagodinho Way of Life... Deixo a vida me levar!
Amiga – O que ta pegando?
Eu – Acabei de receber meu feedback e descobri que devo ter umas 3 ulceras de tão ansiosa que eu sou. Quer dizer, que eu era. E então, deste momento em diante sou uma pessoa relax...
Amiga – Mas você não precisa levar um feedback tão ao pé da letra. Você pode ter parecido ser ansiosa no trabalho porque este foi um ano difícil...
Eu – Mas meu irmão falou esta semana que eu estou a um passo de virar minha avó!
Amiga – Seu irmão é exagerado...
Eu – Ah, escrevi o e-mail que te disse que escreveria, mas ainda não mandei.
Amiga – Oba! Manda, manda! To louca pra ler.
Eu – Ainda não, acho que só vou mandar na segunda.
Amiga – Por que?
Eu – Não sei, quero reescrever algumas partes... E acho também que mandar logo antes do fim de semana vai parecer que eu to desesperada... Lembre-se agora eu sou zen.
Amiga – E-mail não é jornal pra ser editado. Se escreveu, manda. O que te faz ansiosa é planejar mandar e segurar um email até o dia que você julga ser melhor para que você não pareça ser uma coisa que você não quer ser, ficar e guardando até o dia "adequado".
.
Epílogo: A julgar pela quantidade de e-mails que eu guardo até a data adequada e que fico editando e reeditando, eu realmente devo ser uma pessoa ansiosa. Ta vendo, se meus chefes desses exemplos claros como estes para meus “pontos a desenvolver” talvez meu feedback fosse bem mais eficaz.