terça-feira, 18 de agosto de 2009

Ainda sobre amigas de longa data

É engraçado ver com as coisas mudam com o tempo.
Uma grande amiga minha retornou ao país depois de uma longa temporada trabalhando fora. Obviamente ela não tinha mais o seu celular e, consequentemente, não tinha mais o telefone de ninguém.
Certo dia minha mãe me deu o recado que essa amiga tinha legado lá pra casa. Na mesma hora peguei o telefone e liguei pra casa dela.

E foi aí que eu me toquei... Eu não sei o de cor o telefone de mais ninguém. Sei o celular dos meus pais, do meu irmão e de umas 3 amigas... sei também o número do meu escritório, da minha madrinha e da casa dos meus avós.
Tenho amigas super próximas, pra quem ligo mais de uma vez por semana, que eu não faço idéia do número. Pra que decorar uma sequencia de 8 números se pressionando o 7 meu celular liga automaticamente pra ela?
E assim é com todos os telefones hoje em dia... sem a agenda do meu celular eu não sou ninguém.

Mas eu conheço a amiga do início da história há mais de 10 anos. Portanto eu ainda ligava pra casa das pessoas e o celular ainda não estava enraizado como hoje. Sendo assim, mesmo sem saber, eu ainda sabia o telefone da casa dela da mesma forma que ela sabia o da minha.

Parei pra pensar nos telefones de amigos que sei de cor e me divertir ao notar que muitos deles tinham apenas 7 números! Amigos de primário, de quando ligávamos pra casa uns dos outros e as mães analisam o quão educado era o amiguinho pela forma como ele a cumprimentava e pedia para te chamar.

7 comentários:

maria disse...

Eu lembro até da placa do carro do fulano por quem era apaixonada quando estava no colégio. E não faço idéia da placa do carro do meu "problema" mais recente - e olha que a convivência foi de 5 anos.

Os números antigamente eram mais românticos.

Mudei o foco no comentário, :)

Jongleuse disse...

Gostei da mudança de foco.
O romantismo sempre acaba perdendo espaço para a rotina, para o corriqueiro.
Com os números deve ser assim também. Afinal, com o tempo, temos que abrir espaço na memória pra guardar seu CPF, RG, senha do cartão de dédito, senha do internet banking, do e-mail...
Quem tem tempo de decorar telefones e placas de carro nesse mundo...
O romantismo acabou até para os números... que triste isso!

maria disse...

Tô dando risada aqui (muita, alta). Só a gente mesmo para achar os números românticos!

Leo disse...

agora descobri qual é o problema... Tem gente que te incentiva nesses pensamentos malucos... nem tente levantar este assunto no fds.

Saudades, cachinhos torrados!

Bjos, Leo

Jongleuse disse...

Ok, me chamar de cachinhos torrados em público foi pesado. Aguarde pois terá volta! =P

Lu. disse...

Minha mãe sempre julgava minhas amiguinhas pelo modo como falavam no telefone. Até hoje, ela reconhece minha amiga de infância, não precisa nem falar quem é.

E é dessa amiga que eu sei o número (os números, pois são vários) de cor. Do restante, só o da minha irmã e de casa. Que coisa, não?

v.p disse...

Se nos esquecermos das coisas que fizeram parte de nossas vidas por conta da tecnologia, talvez questionemos nossas proprias sensações, duvidemos de nossos sentimentos e deixemos de acreditar no imenso prazer de viver e ter amigos, com telefone decorado, nome de rua, numero na parede e trincos no portão... Se perdermos tudo isso, em que endereço iremos fazer serenata? Sabem o que é serenata?