segunda-feira, 15 de junho de 2009

Sobre ser romântica

Da mesma forma que eu tenho uma caixa que guardo as cartas e cartões que recebo, eu guardo meus históricos do MSN.
Converso tanto e com tanta gente através desta ferramenta que não teria coragem de simplesmente jogar no ralo todas aquelas palavras.
Por ali nasceram alguns romances, morreram outros. Ali está a único registro de algumas pessoas que passaram pela minha vida sem que eu as conhecesse pessoalmente...
Dia desses estava lendo o meu histórico de conversas com uma amiga e encontrei uma data importante: o dia em que fui convencida que era sim uma pessoa romântica. Isso foi, segundo o registro, em 28/08/2008.
.

.
Eu:
Mas quer saber, eu sou melhor que o meu signo!
Meu signo é muito molóide!
.
Amiga:
Eu, quando era mais nova, não achava que era mt capricórnio não...resistia a me convencer pq eu achava um signo mais misterioso, não muito expansivo... que ia contra ao meu jeito mega extrovertido... depois lendo mais sobre fui entendendo que simplesmente TUDO é igual...no amor, no trabalho, na vida, relacionamento... mt bizarro. Hj em dia eu sou capricorniana dos pés à cabeça.
.
Eu:
Eu até sou canceriana eu bastante coisa...
mas esse romantismo exagerado me irrita um pouco, eu não sou assim
.
Amiga:
Nossa, é simmmm
Acho vc mega romântica

.
Eu:
Eu sou mãezona, sou um pouco carente, sou mega determinada... enfim, concordo com muitas coisas
Mas fazem parecer que o canceriano é movido a sentimento...
E isso eu não sou. Eu posso ser tradicional em muitas ciosas, idealista em outras... mas no amor mesmo, me acho pouco romântica.
.
Amiga:
O que é romantismo pra vc?
.
Eu:
Ui, o papo ta ficando denso!
Eu acredito em casamento, por exemplo. Mas acho que os que dão certo poucas vezes são baseados única e exclusivamente no amor no seu sentido mais tradicional... acredito bem mais no companheirismo nas relações de longo prazo.
Acho que sexo e amor podem muito bem andar por caminhos diferentes...
Não sou fã de demonstrações públicas de afeto.
Sou pouco passional.
Mas definir romantismo mesmo... sabe que eu não to conseguindo.
Perguntei pra uma amiga aqui no MSN o que era ser romântico pra ela. Ela acabou de me responder "Ai, que difícil... acho que ser romântico é ser idiota por opção".
Gostei da definição! ;-)

.
Amiga:
Pois então... Pra mim, romantismo não tem a ver só com amor, o mundo publicitário (sempre ele!) é que definiu isso. Na verdade romantismo é quase sinônimo de criar enredos, desenvolver relações, listar personagens, cada pessoa ocupando um lugar, com mudanças de lugar...
Mesmo te conhecendo bem, eu te analiso pelo seu blog de vez em quando. E dá pra notar de fato, que vc é uma pessoa sensível, que observa as coisas a partir de vários aspectos... portanto analisa tudo como história, criando enredos.
Isso é romantismo, às vezes tem a ver com amor, na grande maioria das vezes até... mas só porque o amor é a grande história, é a história que vence era após era, por isso está ligado na maioria da vezes.
Mas vc é românctica sim!
E diz pra sua amiga que adorei a resposta dela
.
.
Eu:
Acho que estou entendendo... romance como romance no sentido literário... que não necessariamente significa história de amor. Gostei disso.

.
Amiga:
Exato.

.
Eu:
Nesse sentido sim... eu amo histórias com personagens bem definidos, lugares, ambientação... me dão um grão de areia e eu idealizo a praia toda. Mas acho que é uma coisa mais de ser observadora e de gostar do processo de criação.
.
.
.

Enfim... a conversa foi longe... e, apesar de neste último momento eu ainda ter tentado negar, a partir deste dia eu adotei pra mim este conceito de romantismo. E se é assim, sim, eu sou romântica.

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa... acho que romantismo é ser simpler e carinhoso nada mais!

Anônimo disse...

nossa... acho que romantismo é ser simpler e carinhoso nada mais!